#7 - Conexão Mitologia: Budismo

Essa Conexão Mitologia será um pouco diferente. Certamente há inúmeras matérias que falam de budismo em Saint Seiya. Eu mesmo já fiz uma (confira em #12 - Reencarnação). Por isso decidi fazer algo que eu nunca vi: em fez de falar sobre a forma como o budismo foi usada por Shiori, explicarei algumas coisas que ela usou no mangá, como posições, explicação de golpes novos, essas coisas.

 

Vamos lá!

 

Postura de Lótus Completa

 

Considerada a melhor posição para meditação sentada, nela as pernas se cruzam para manter os pés sobre as coxas. A perna esquerda deve estar posicionada por cima da perna direita, pois isto é considerado auspicioso, para alcançar bênçãos. As pernas ao contrário indicam a "postura de dominação de Mara", o demônio da morte. 

 

Já sua posição de mãos significa a Roda da Lei, Dharmacakra Mudra, o gesto do ensinamento. Esta posição de mãos é usada quando se ministra lições, e aqui representa que Asmita está ensinando a Atavaka uma lição fatal.

 

Postura de Lótus Incompleta

 

Nesta posição, uma perna fica dobrada, enquanto a outra fica esticada. Notem que a perna dobrada é a direita, pois a esquerda vai por cima, logo é ela quem fica esticada. Esta é uma das posições de meditação de Fudou Myoo, e também foi usada por Fudou de Virgem em Saint Seiya Ômega.

 

Já os pés descalços representam os pés de Buda. O pé descalço que toca o chão simboliza que Atavaka está pedindo a terra que testemunhe sua busca por iluminação através da meditação.

 

Por fim, a posição de mãos de Atavaka se chama Dhyana Mudra, o gesto de meditação. Tocar os polegares é um gesto auspicioso para o futuro desenvolvimento da mente para a iluminação.

 

Posição de Mãos: Abhaya Mudra

 

Gesto do destemor, também chamado de gesto da renúncia. Essa posição significa "sem medo", e Asmita a usa para atacar Atavaka, renunciando ao medo diante do oponente.

 

Posição de Mãos: Gesto da Suprema Realização e Meditação

 

Quando Asmita ataca Kagaho, esta é a posição de mãos que usa: a mão direita simboliza a concessão da suprema realização; a mão esquerda simboliza a meditação. Juntos, representam o poder de Buda de conceder realizações supremas e gerais a seus discípulos enquanto o próprio medita no vazio.

 

Posição da Mão Direita: Varada Mudra (possivelmente)

Posição da Mão Esquerda: Vitarka Mudra

 

Varada Mudra é o gesto da compaixão, enquanto Vitarka Mudra é o gesto do debate. É como se Asmita decidisse acabar com a luta por piedade a seu oponente.

 

Posição de Mãos: Namaskara Mudra ou Abhaya Mudra

 

Apesar das mãos estarem separadas, essa posição lembra muito a Namaskara Mudra, o gesto da prece. Seria quando Asmita invoca o máximo de seus poderes com a ajuda de Ahimsa. Pensei que poderia ser também a Abhaya Mudra com ambas as mãos, o que mostraria a determinação redobrada do virginiano.

 

Maten Muhourin (Roda do Mal Celestial)

 

A Roda Celestial é a Roda do Samsara, uma roda que engloba seis caminhos (Deva, Asura, Manusya, Animal, Preta e Naraka). Asmita possui uma técnica chamada Ciclo das Seis Existências, que envia o oponente a um destes locais. Estes caminhos são os ciclos de reencarnação cuja iluminação tenta superar para atingir o Nirvana e parar de reencarnar. 

 

A Roda do Mal Celestial não existe, porém, analisando a imagem e vendo como os espíritos estão sendo liberados, podemos supor que este golpe é o oposto da técnica de Asmita, bem como uma representação negativa do Samsara: ele libera almas dos seis caminhos antes de sua reencarnação para assassinar os oponentes.

 

Bom, é isso, galera. Espero que gostem, deixem suas opiniões mais abaixo ;)

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.