#03 - Benu e Fênix

Kagaho de Benu é um personagem controverso. Muitas vezes chamados pelos fãs de “Ikki de Fênix do Paraguai” e coisas do tipo, ele é realmente uma tentativa de criar um Ikki para The Lost Canvas. Mais do que isso, eu penso que ele, na verdade, reencarnou como Fênix para proteger Alone (que eu acredito ser Shun, mas isso é discussão para outra análise). Muitas pessoas discordam dessa visão, mas tentarei mostrá-los com clareza (e fatos do mangá) o que eu penso a respeito desse assunto.

 

 

 

(Essa é a segunda versão da minha primeira análise sobre o mesmo tema, agora reescrita e melhorada)

 

Significado dos Nomes:

 

Primeiro elemento a ser levado em consideração. Do antigo Kanji, Kagaho significa Faísca de Fogo. Já Ikki significa, segundo alguns, Brilho, Brilhante; segundo outros, Faísca. O nome do segundo é associado ao seu golpe Ave Fênix, uma técnica de chamas brilhantes. Já Kagaho tem seu nome também associado aos seus golpes, técnicas de fogo poderosas.

 

Pode não parecer, mas em CDZ isso é muito importante. Os nomes dos personagens são incorporados a quem eles são, fazem parte de seu ser. Por isso, vale destacar que dois personagens tão parecidos e com nomes com significados quase iguais é, no mínimo, curioso.

 

Personalidade:

 

Esse é rápido: ambos os personagens são lobos solitários que perdem a cabeça com facilidade, logo se tornando violentos com as pessoas ao seu redor. Bem Ikki de Fênix, não?

 

Fênix:

 

Ambos, Benu e Fênix, são a mesma ave mitológica. Benu é a versão egípcia, enquanto Fênix é a versão grega. Mas são o mesmo ser.

 

Feitos em suas respectivas obras:

 

Para facilitar, criarei um paralelo entre as passagens de ambos em suas obras. Poderão notar que tudo que Ikki fez ou possuiu é válido para o Kagaho da sua própria maneira. Como Lost Canvas mostra a ideia de que os feitos do passado se refletiram no futuro porque os personagens reencarnaram, isso pode comprovar que Kagaho e Ikki são duas versões da mesma alma. Vamos lá.

 

#1 – A derrota.

 

Ambos foram derrotados por um cavaleiro de ouro (Hasgard de Touro em um caso, Shaka de Virgem noutro), porém sobreviveram para contar a história. De certa forma, ambos só sobreviveram pela piedade de seus oponentes: Hasgard não queria matar Kagaho, enquanto Ikki afirma ter sido ressuscitado por Shaka.

 

Kagaho de Benu diante de Hasgard de Touro: o Santo Dourado não queria matá-lo.

 

#2 – Confronto com Aiacos.

 

Ambos derrotaram Aiacos de Garuda. Ikki o fez no inferno, enfrentando o juiz com seu poder máximo e o derrotando. Já Kagaho surgiu depois que Aiacos já havia sido vencido por Sísifo, e apenas destruiu sua Surplice, removendo seus poderes.

 

#3 – Recuperação em um vulcão.

 

Essa é engraçada: enquanto Ikki recuperava suas feridas em um vulcão, Kagaho leva Dohko a um para que seus machucados sejam sanados por Defteros de Gêmeos. Pode não parecer nada, mas é uma ligação indireta, como se Ikki aprendesse a se curar em vulcões com sua vida passada. Provavelmente apenas uma inside joke da Shiori XD

 

Ikki se recuperando em um vulcão. Cena muito parecida com a de Dohko, em LC.

 

#4 – O encontro com Pandora.

 

Ikkir encontrou Pandora diante de Hades (que já havia dominado Shun) eles se atacam, mas acaba ficando uma paixão perturbada no ar. Não é a toa que ela entrega a Ikki um colar que o permite viajar pela dimensão divina sem se ferir. Já Kagaho encontra Pandora no Lost Canvas e indica a ela o caminho até Alone. A mim soa como uma inversão dos papéis: a Pandora Clássica mostrando o caminho a Fênix, como fora feito com ela no passado.

 

#5 – O sacrifício de uma pessoa querida.

Kagaho e Ikki possuem suas vidas marcadas pela tragédia e pela perda de alguém querido. Kagaho perdeu seu irmão, Sui, enquanto Ikki perdeu o amor de sua vida, Esmeralda. Em ambos os casos isso serviu como estopim para lhes dar poder para se tornarem poderosos guerreiros – e também para se bandearem para o lado do mal. Vale notar que Sui e Esmeralda são escritos com os mesmos Kanjis.

 

Ikki no túmulo de Esmeralda, seu grande amor.

 

#6 – Protegendo o humano mais puro.

 

Tanto Kagaho quanto Ikki protegeram os receptáculos de Hades de suas eras. Ikki protegeu seu irmão, Shun, de todas as adversidades. Já Kagaho protegia Alone, que não era seu irmão, porém era muito parecido fisicamente com o mesmo – e isso motivou Kagaho a protegê-lo com sua própria vida. Kagaho chega a afirmar que reencarnará para proteger Alone. Se Alone for realmente Shun, tudo indica que o Espectro cumpriu sua promessa.

 

#7 – Fogo Vermelho.

 

No fim de sua vida, após ser derrotado por Dohko, as chamas de Kagaho mudam e de negras passam a ser vermelhas. Asas e caudas de Fênix feitas de puro fogo surgem em suas costas, enquanto ele voa na direção de Sasha. Esse é o indício mais forte da reencarnação de Kagaho, sem dúvidas.

 

Kagaho voa para Sasha (metaforicamente) em seus momentos finais.

 

Bom, é isso aí. Esses são todos os pontos relevantes para mostrar o que penso, que Kagaho e Ikki são a mesma pessoa, um no passado e outro no futuro. Não creio que tantos pontos em comum entre ambos seja apenas coincidência. Mas se Kagaho realmente reencarnou como Ikki, apenas Shiori pode dizer.

 

Até a próxima! :D

 

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.