#14 - Os irmãos de TLC

Essa é uma análise que estou querendo fazer tem um tempo, e se encaixa em "Temas recorrentes em TLC", como destino e reencarnação, por exemplo. Aqui, no entanto, irei analisar or irmãos de TLC, que são muito importantes para a obra. Todos já devem ter notado que TLC está repleto de irmãos, e aqui vou mostrar como eles são importantes para o andamento da história como um todo.

 

Começando pelos irmãos mais importantes para a história...

 

Alone e Sasha, Hades x Athena:

 

Hades e Athena não são irmãos, obviamente. Segundo a mitologia, são tio e sobrinha. Mas Alone e Sasha são irmãos. E, no meu ponto de vista, os irmãos mais importantes dessa história, uma vez que eles personificam as deidades que estão em guerra, e que decidem o futuro dos demais irmãos que serão aqui apresentados. Levemos em consideração que a guerra seria totalmente diferente se Athena não tivesse decidido reencarnar como humana e irmã do hospedeiro de Hades. E tudo teria sido diferente se ela não tivesse feito uma pulseira de flores para o irmão, pulseira esta que o protegeu de Hades.

 

Se não fosse por isso, Alone não teria criado o Lost Canvas, não teria assassinado tantas pessoas, destruído o exército de Hades, tramado contra os deuses, dizimado o exército de Athena... a guerra teria sido totalmente diferente, meramente um novo combate entre Hades e Athena, mais nada. E nenhuma das consequências que afeta o futuro, como a reencarnação dos cavaleiros através do LC, também teria ocorrido. A história como nós conhecemos não teria acontecido.

 

Sasha e Alone

 

E já que estamos falando de deuses, continuemos nessa linha pelos dois próximos tópicos. Primeiro com...

 

Hades e Pandora, um destino sangrento:

 

Hades sempre vem ao este mundo como uma alma, nascendo através de uma humana, e cabe a alguém de seu exército levá-lo até seu corpo, que, em teoria (sim, apenas teoria, porque nunca vimos isso acontecer de fato) seria cuidado e criado por Pandora até que a hora chegasse. Ele nasceu, matando todos no castelo dos Heinstein (eles são Heinstein também? Eu sempre entendi que sim, já que a Pandora deixa a caixa com os deuses gêmeos no mesmo lugar em que a Pandora de 250 anos depois os liberta...) menos a pequena Pandora. E então a alma de Hades é levada por Youma, que a coloca em Alone.

 

Isso já provoca uma alteração gigantesca na história e no destino dos personagens. Primeiro, Hades começou a ser ludibriado daí. Ao longo dos anos, ele constantemente tentou corromper Alone lentamente, mas não conseguiu graças a intromissão de Sasha. Mas as maiores mudanças foram provocadas em Pandora: enlouquecida, obcecada com seu "irmão", levada ao extremo. Chega a dar pena vê-la implorar a Athena que devolva seu irmão, pois ela já tinha perdido tudo. Mais uma vez, o fato desses dois "irmãos" existirem provoca grandes mudanças para toda a história. Principalmente quando Pandora convoca um pequeno regimento para derrotar Alone.

 

E uma imagem chamou bastante minha atenção, e me intriga até hoje. Esta aqui:

 

 

O sonho de Pandora nada mais era do que ter seu irmão e viver feliz ao lado de Partita e Tenma. E seu irmão nos sonhos, vejam só, era Alone, aquele a quem ela chamou de ursupador. E é realmente o Alone, vejam que ele está com uma tela de pintura, além dos cabelos, que são os mesmos de quando ele começou o mangá. Essa simples cena adiciona muita profundidade à personagem e ao papel desempenhado aos irmãos nessa história.

 

Sage e Hakurei x Thanatos e Hypnos:

 

Além de irmãos, têm que ser gêmeos, né? Temos nada menos que três pares de gêmeos nessa história, e só aqui falaremos de dois pares: Sage e Hakurei, os geminianos, e Thanatos e Hypnos, os deuses gêmeos. Eu acho esse confronto entre os quatro uma das melhores coisas do mangá, sinceramente. A forma como foi construído, com dois irmãos gêmeos humanos se opondo a irmãos gêmeos divinos é simplesmente brilhante. Além de termos visto o que líderes de verdade fazem, Sage e Hakurei comandaram muito bem o santuário e ainda criaram estratégias para selar os deuses gêmeos.

 

Também tivemos grandes lutas. Sage e Manigold versus Thanatos está entre minhas favoritas de todo o mangá! Já Hakurei mostrou que era mais forte do que imaginávamos ao usar uma técnica quase impossível para derrotar Hypnos. E esses combates, tão importantes para o andamento da história, começou 250 anos antes da Guerra Santa de TLC, quando Thanatos e Hypnos destruíram quase completamente o exército de Athena e motivou Sage e Hakurei a lutar contra eles mesmo dois séculos depois. E com Thanatos e Hypnos fora do caminho, Alone pôde fazer o que bem entendia (lembrem-se que os deuses gêmeos estavam de olho nele o tempo todo). Podemos dizer que a interferência de Sage e Hakurei mudou totalmente o rumo da Guerra Santa a favor de Alone - embora a favor de Athena também, uma vez que poderosos oponentes foram selados.

 

Os Gêmeos:

 

Sim, hora desses famosos personagens: Aspros e Defteros, a Estrela Grandiosa e a Estrela Maligna! Eu acho que eles são os irmãos menos importante para a história, uma vez que a história dos dois é muito mais sobre eles do que sobre a guerra. Não que isso os diminua, são personagens incríveis! É apenas uma forma diferente de ver as coisas, e muito bem-vinda, nesse caso. Claro que suas ações tiveram um grande impacto sobre a guerra: Defteros curou Dohko com o sangue de Athena; Aspros selou Youma, um terrível oponente. Mas estes dois estavam mais preocupados com seus próprios destinos. E, no meu ponto de vista, isso vai culminar no futuro, em Saga e Kanon, e em tudo que esses dois fizeram até, enfim, se redimirem.

 

Aspros e Defteros

 

O Leão e o Sagitário:

 

Acho que essa dupla de irmãos teve mais importância para a história que a anterior por tudo que Sísifo e Regulus fizeram. E isso veio de Ilias, o irmão de Sísifo. Como estamos vendo no Gaiden do Sísifo, ele foi treinado por Ilias. Antes, Sísifo era um jovem impetuoso. Mas para se tornar o grande Santo Dourado que ele foi, o mais poderoso e líder dos cavaleiros, teve de ser influenciado por seu irmão, e as coisas que ele o ensinou. Da mesma forma, Regulus sempre foi conduzido pelos atos e palavras de seu pai, e por seu desejo de vingança.

 

E principalmente Sísifo fez muitas coisas importantes, não? Liderou o exército de Athena, investiu contra Alone no Santuário, entregou seu coração para que Athena pudesse adentrar o Lost Canvas, venceu a morte para ajudar na Exclamação de Athena, depois venceu novamente a morte, convocando os Dourados em espírito a ajudar Shion e Dohko contra Hades (e aqui temos um paralelo mitológico, uma vez que o Sísifo original enganou a morte duas vezes) e ainda apontou o caminho para o confronto final contra o deus dos mortos. E seu puro exemplo também foi importante. Ensinou a Tenma o que é ser um verdadeiro guardião da deusa Athena; treinou Yato e Regulus. Inclusive, podemos citar aqui que Regulus só venceu Radamanthys porque Sísifo apareceu para lhe ensinar uma última lição.

 

Já Regulus, que não é irmão de ninguém, foi diretamente influenciado pelo pai. Protegeu o barco de Athena, enfrentando Violate, ajudou a proteger Athena (não fez muita coisa, mas enfim), ajudou na Exclamação de Athena executada juntamente com Shion e Sísifo, e ainda derrotou Radamanthys, superando o poder de um deus. Combate este que nada mais é que uma alegoria da própria Guerra Santa: humanos versus deuses. Mas tudo o que o pequeno leonino fez foi influência de seu pai. Ilias foi extremamente importante na formação de Sísifo diretamente e parcialmente na de Regulus (que após a morte do pai foi viver sob a tutela do tio). Mais uma vez, os irmãos de TLC são muito importantes.

 

Benu e Sui:

 

Kagaho foi, sem dúvida, um personagem importante, com sua função de Ikki de TLC. Mas ele só é quem é, em primeira instância, por causa de Sui, o motivador de seu ódio e de sua força. Se não fosse pelo suicídio de Sui, Kagaho seria um personagem totalmente diferente. Para começar, ele não teria se aliado a Alone, sabendo de sua condição humana, tornando-se seu maior servo e um de seus melhores amigos. E Alone contou com a ajuda de Kagaho, foi importante durante a história. Para dar a ele a força para fazer o que tinha de fazer, para começar. Kagaho estava ali como apoio emocional para Alone. E também como um de seus guardiões. Salvou Dohko (e sabemos como isso foi importante, né, pessoal), deixou Aiacos viver, e no fim, se converteu em Fênix. E sabemos como isso acabou: Ikki protegendo Shun, da mesma forma que Kagaho prometeu continuar protegendo Alone. Mesmo em outra vida, a importância dos laços de sangue entre irmãos se mostrou forte. Também sabemos que Kagaho enfrentou Asmita pouco antes deste criar o rosário que selava os espectros. Enfraquecido, Asmita não suportou o fardo e faleceu, uma grande perda para as fileiras de Athena - ao mesmo tempo que uma grande vitória.

 

E tudo isso porque Kagaho tinha um irmãos mais novo que se suicidou, e tudo o que Kagaho queria era livrá-lo do inferno...

 

Kagaho e Sui

 

Yuzuriha e Tokusei; Lugonis e Luco: separados por uma MaSei.

 

Não posso dizer que esses laços sanguíneos particulares são importantes para a guerra, mas para a construção de caráter dos personagens, sim, então serei breve aqui. Primeiro, Yuzuriha e Tokusa. A criação de Tokusa serve apenas para o crescimento pessoal de Yuzuriha, uma vez que ao vencer o estigma do seu irmão pode se tornar uma guerreira completa. Já a relação de Lugonis e Luco tem como função determinar o crescimento de Albafica, para se tornar um Gold de verdade. Se bem que no caso do Luco também tinha o fato de ele criar os Esqueletos e aquelas servas que davam banho na Pandora e tal, mas enfim...

 

O Dragão Marinho e a Princesa:

 

Eu acho essa relação muito interessante, principalmente por fazer paralelo com uma parte do mangá que JAMAIS foi animada (porra, TOEI!). Sim, estou falando de Unity e Seraphina. Esses sim tiveram MUITA importância para a Guerra Santa, mas os deixei por último porque os dois não têm nada a ver com Hades. Viu? Eu penso em tudo! ;)

 

Unity, desesperado por tentar cumprir sua promessa com Dégel, louco pela morte da irmã, acaba usurpando o poder de Dragão Marinho (Poseidon tá fodido, viu...) e assassinando o pai, da mesma forma que Alexei fez (mas ele era Blue Warrior, moleque de várzea, fracotão). Quando Dégel e Kardia vão até Blue Graad, para pegar o oricalco de Poseidon, ele está de posse justamente de Unity. Um confronto depois, o poder de Poseidon descontrola, vai para Seraphina e já era. Dégel se sacrifica para levá-la, Kardia salva Unity e este leva o oricalco para Athena. E a importância deles está aí: sem o oricalco, Athena jamais conseguiria chegar ao Lost Canvas, e a guerra estaria perdida. Aloone teria vencido sem nem combater. Ou talvez não, porque os Espectros começaram a lutar entre si, então nunca se sabe.

 

PS: Poseidon NUNCA incorporou em Serpahina. Foi apenas o poder contido no oricalco, que estava descontrolado. É, isso mesmo.

 

Seraphina e Unity

 

Bom, pessoal, é isso. Queria mostrar um pouco da minha visão sobre a importância dos irmãos em TLC, tanto pra guerra quanto pros personagens. Claro que poderia ter falado sobre aqueles que se consideram irmãos (como Tenma e Alone), mas a análise ficaria ainda maior. Também omiti os deuses dos sonhos porque eles são irmãos na mitologia, mas no mangá não há essa certeza. Enfim, ficamos por aqui hoje.

 

Espero que tenham gostado e até a próxima! :)

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.