#19 - Hyoga e Shiryu em TLC

Análise feita em conjunto com a canvete Diana.

 

Essa análise é para debatermos as possíveis vidas passadas de Shiryu e Hyoga em TLC. Será que, de alguma forma, eles estavam lá, presentes, e não os vimos? Bom, vamos especular isso...

 

Shiryu, o deus dragão:

 

Shiryu já se referiu a si próprio como "deus dragão", e talvez ele fosse um dragão mesmo em sua vida passada. Ainda mais agora que sabemos como as tatuagens de Dohko e de Shiryu surgiram (são representações de seu espírito animal). Bom, em TLC temos dois dragões: o mestre de Dohko e o Dragão Branco. Eu acredito que Shiryu seja o primeiro deles.

 

O Mestre Dragão de Dohko era um guerreiro que possuía uma amada. Com a morte desta, ele se afundou cada vez mais em seu caminho, e seu corpo foi se modificando até virar um verdadeiro dragão. Após treinar Dohko, seu mestre o ensina uma última técnica, o Dragão Voador, subindo aos céus para se suicidar.

 

Acredito que a mulher que morre seja a vida passada de Shunrei, e sua história representa o que teria acontecido a Shiryu se não tivesse a moça em sua vida. Ele é o único cavaleiro de Bronze que possui uma "namorada", veja bem. Seiya tem mulheres de grande importância em sua vida, assim como Hyoga tem a figura de sua mãe. Mas Shiryu é o único que realmente parece ter um relacionamento com uma mulher que não seja parente sua. E é importante ao longo da história: é ela quem cuida dele quando fica cego, assim como é graças a Shunrei que Shiryu volta dos mortos quando luta contra Máscara da Morte. Também há a relação de destino: como discípulo de Dohko, Shiryu aprende uma última técnica antes de seu mestre se sacrificar (embora não tenha morrido contra Shion, Dohko estava pronto para abrir mão de sua vida ali), da mesma forma que aconteceu com Dohko no passado.

 

Todas essas pistas parecem indicar que talvez Shiryu seja o Mestre Dragão, afinal.

 

Dohko e seu Mestre Dragão. O elemento que Shiryu representa também é água.

 

Hyoga, um caso mais complicado:

 

Enquanto Shiryu parece um caso simples (há quem acredite que ele é o Dragão Branco, mas nada indica isso), Hyoga é um caso muito mais complicado. Todos sempre pensaram que ele fosse Unity de Dragão Marinho, mas como mostrei em uma de minhas análises (#2 - A Promessa de Unity e Dégel), não acredito nisso. Eu sempre pensei que Hyoga houvesse surgido da promessa entre Degel e Unity, mas após o Gaiden do Degel, e conversando com uma amiga Canvete, percebi que talvez não seja bem assim.

 

Talvez Hyoga seja Degel. Sim, isso mesmo. A Kamus, caberia o papel de Krest.

 

Hyoga e Degel são motivados por seus sentimentos, embora desejem arduamente ser frios como seus mestres (Kamus e Krest) sempre lhes disseram para ser. Eles simplesmente não conseguem! Veja Degel em seu combate contra Unity, por exemplo. Ali, ele foi totalmente guiado por suas emoções, bem como Hyoga sempre foi também. Além disso, o Gaiden de Degel nos apresenta inúmeras pistas: em um flashback, Krest diz a Degel que algo está nascendo dentro de uma muralha de gelo eterno, e que os cisnes procuram por isso. Como sabemos, trata-se da armadura de Cisne, e é Hyoga quem a liberta do gelo (e, como curiosidade, registro aqui que Degel usa as mesmas roupas que Hyoga durante seu treinamento). Os dois foram aprisionados em esquifes de gelo eterno por seus mestres, bem como tiveram de chegar ao zero absoluto justamente contra seus professores! Além disso, ambos são ligados a uma mulher de Blue Graad (Natássia e Seraphina).

 

Lembrando que Hyoga chega a usar a armadura de ouro de Aquário, enviada pelo espírito de Kamus, que o reconhece como herdeiro, da mesma forma que Degel herdou a armadura de Krest.

 

Já Kamus ser Krest, parece até natural. Krest era um homem aparentemente frio, que não se deixava guiar por suas emoções, da mesma forma que Kamus. E, quando aparentemente se uniu a Garnet, nada mais era do que um embuste para ensinar o zero absoluto a seu discípulo, numa recriação idêntica ao combate entre Kamus e Hyoga nas 12 Casas - que, inclusive, aconteceu pelo mesmo motivo: ensinar um poder novo.

 

Degel e Krest recriam a famosa batalha entre Kamus e Hyoga

 

Bom, é isso. E aí, concordam? Discordam? Sintam-se livres para debater na nossa página de facebook! Até a próxima ;)

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.