#2 - A Promessa de Unity e Dégel

Muitos afirmam que Unity é o "Hyoga-past" por uma suposta semelhança entre ambos. Eu, particularmente, não consigo ver semelhança alguma, seja física, seja psicológica ou mesmo na história de ambos. Quando analisamos a vida de Unity, porém, ela acaba se assemelhando muito a de outro personagem: Alexei, o líder dos Guerreiros Azuis da história solo de, veja bem, Hyoga de Cisne.

 

Unity, o Dragão Marinho: tinha uma irmã, Seraphina. Desejando salvar Blue Graad, acabou matando o próprio pai. Foi derrotado por Dégel.

 

Alexei, o Guerreiro Azul: tinha uma irmã, Natassia. Desejando expandir o poder de Blue Graad, acabou matando o próprio pai. Foi derrotado por Hyoga.

 

 

Fatricídio em Saint Seiya: Unity e Alexei mataram seus respectivos pais.

 

As histórias de Unity e Alexei se confundem de tão parecidas que são. Ao olharmos bem para ambos, ainda que fisicamente não sejam parecidos - e convenhamos, Unity também não se parece NADA com Hyoga - eles cometeram os mesmos atos pelos mesmos motivos. Até mesmo condenar a própria irmã: enquanto Seraphina foi transformada em receptáculo provisório do poder de Poseidon, Natassia colocou a própria vida em risco enquanto rezava para que seu irmão caísse em si. Curiosamente, ambas foram aprisionadas em água: Seraphina em uma redoma de água, Natassia em gelo.

 

Dito isso, podemos determinar que Unity representa Alexei em Lost Canvas. Não é necessariamente o "Alexei-past", não estou dizendo aqui que, após sua morte, Unity reencarnou como Alexei, da mesma forma que os Cavaleiros de Ouro fizeram, por exemplo. O que estou dizendo é que ambos representam o mesmo papel e isso é importante para o que virá a seguir.

 

A promessa de Unity e Dégel:

 

A promessa de Unity e Dégel tem como objetivo salvar Blue Graad, uma terra afastada do resto da civilização. Dégel se tornaria um Santo de Athena, enquanto Unity se tornaria o governante de Blue Graad substituindo seu pai - o que ele realmente fez depois, né. Eles se tornariam, nas palavras de Dégel, "pontos de conexão de Blue Graad com o mundo". Essa promessa foi feita sob a Cruz do Norte, que é nada menos que a constelação de Cisne.

 

Dégel e a Cruz do Norte

 

Neste ponto, você deve estar pensando: Mas isso não indicaria que essa história toda tem alguma coisa a ver com o Hyoga? E eu respondo que sim, tem. Mas não da forma como todos pensam - ligando Unity e Hyoga, o que não é possível, visto que, como mostrado, o papel de Unity é outro na história. Hyoga é o resultado dessa promessa. Sim, isso mesmo.

 

Hyoga foi até Blue Graad e enfrentou Alexei que, sedento de poder, matou o próprio pai e pôs sua irmã em risco. Quando derrota Alexei, Hyoga se mostra piedoso e não o mata: dizendo que não quer privar Natassia do irmão, uma pessoa de quem ela precisa, ele vai embora. Quem fica para trás, no entanto, é um Alexei mudado, arrependido. Ele pede perdão à irmã e assume ter feito muitas coisas ruins. É aqui onde as histórias enfim se ligam: Unity e Dégel prometeram se tornar pontos de ligação entre Blue Graad e o resto do mundo através do dever de um Santo de Athena, mas foi Hyoga quem conseguiu isso definitivamente ao permitir que Alexei viva, agora com uma forma diferente de pensar, e pronto para se tornar um líder melhor para seu povo.

 

 

Infelizmente, o Tio Kurumada não continuou a história envolvendo os Guerreiros Azuis, deixando o final em aberto. Quando comparamos com a história de Lost Canvas e percebemos que as coisas em Blue Graad deveriam ter mudado, mas que 250 anos depois elas continuavam da mesma forma, podemos supor que a promessa de Unity e Dégel acabou sem resolução. Teria, então, Hyoga realmente se tornado esse ponto de conexão?

 

Tudo indica que sim, mas só podemos especular... :)

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.