#20 - Análise dos Gaiden: Defteros

 

Demorei, mas taí a análise do Gaiden do Defteros... VAI!

 

Um Gaiden de dois irmãos:

 

Acho que a primeira coisa a ser ressaltada é a coragem de Shiori-sensei ao dar um Gaiden para cada irmão. Mais do que isso, esse Gaiden pertence a Defteros, ainda que Aspros seja uma sombra constante nele. Sim, o paralelo está lá: Defteros brilha no Gaiden, chegando a usar a armadura de Gêmeos, enquanto Aspros age nas sombras, em uma interessante troca de papéis.

 

Sobre Defteros, vamos logo falando da grande revelação desse Gaiden: as pessoas entenderam errado a previsão do Oráculo, e na verdade Defteros era a Estrela Boa, não a Estrela do Conflito (que seria Aspros). A armadura de Gêmeos, inclusive, mesmo tendo se submetido aos caprichos de Aspros e o aceitado como seu usuário, chora por Defteros em certo momento e vai até ele.

 

Já sobre Aspros, a descoberta de que era, na verdade, a Estrela do Conflito, só fez com que decaísse ainda mais. Aqui vemos um Aspros desesperado, chegando a ponto de assassinar as pitonisas de Apollo para que ninguém descubra seu destino, desejando assim mudá-lo. É interessante notar que ele se viu com surplice, e mesmo assim, diante da morte, não pensou duas vezes antes de aceitar esse futuro, que no começo quis tanto modificar.

 

Também é neste Gaiden que Aspros usa pela primeira vez a técnica Punho Demoníaco (traduzido aqui como Satã Imperial), como uma forma de testar seus efeitos em Kokalo de Bhuj.

 

Defteros trajando a armadura de Ouro

 

Esse Gaiden também nos apresentou a outros dois irmãos, os berserker de Ares Ema e Kokalo. Eles estão ali com uma única função: fazer um paralelo entre Defteros e Aspros - além de oferecer um desafio físico, claro. Veja bem: Ema é Defteros, o irmão menor que se submete ao irmão mais velho; enquanto Aspros é Kokalo, o galante irmão mais velho que atenta contra a vida do mais novo. É dessa forma que Shiori adora trabalhar: se é uma história sobre irmãos com problema entre si, obviamente os oponentes têm que ser irmãos com problemas entre si.

 

Ema e Kokalo

 

- ATUALIZAÇÃO -

 

Um amigo, Thiago Biazotto, apontou um fato interessante sobre este Gaiden: para libertar Kokalo do Punho Demoníaco, Ema se sacrifica, deixando-se ser assassinado pelo irmão. Defteros, que não conhecia a técnica até então (lembrem-se que ele só conhece a técnica quando Aspros fala dela para ele, usando o Punho Demoníaco em Defteros logo em seguida), presencia tudo. Em TLC, durante o combate dos gêmeos, Defteros deixa seu irmão lhe matar para livrá-lo do Punho Demoníaco que havia lançado em si próprio antes da morte. Tudo parece indicar, então, que Defteros aprendeu como reagir à técnica neste combate, e não através de Asmita, como se pensava.

 

- FIM DA ATUALIZAÇÃO -

 

O Oráculo:

 

O Oráculo de Delfos foi uma importante adição a TLC, e já foi abordado na #15 - Análise dos Gaiden: Sísifo. Aqui, porém, elas retornam, unindo os dois Gaiden de uma forma interessante. Se lá o Oráculo foi muito ativo, aqui foi totalmente passivo, apesar de sua evidente importância. Fizeram uma previsão final e foram assassinadas por Aspros. Ainda assim tiveram lá seu peso na trama.

 

As pitonisas e Aspros

 

Uma amizade para toda a (curta) vida:

 

Nesse Gaiden vemos Dégel, a mando do Patriarca, indo investigar sobre uma misteriosa sombra que ronda o Santuário, ninguém menos que Defteros. Voltando a TLC, vimos como Dégel conhecia Defteros, afinal foi ele quem o indicou para treinar Tenma. Não só eles agem juntos aqui, como ainda se tornam bons amigos, como dito claramente no final. Foi interessante ver que no fim, Dégel foi mais amigo de Defteros do que Aspros jamais conseguiu ser.

 

Dégel e Defteros

 

Os Berserkers:

 

Todo mundo... TODO MUNDO, MESMO... quer ver uma Guerra Santa contra Ares e os Berserkers. Aqui tivemos a chance de ver dois deles, Ema e Kokalo. E ainda descobrimos como seria o exército de Ares com base nas ideias de Shiori-sensei: as armaduras são baseadas em armas (Bhuj e Jamadhar) e Ema e Kokalo eram do exército Ephodos das Chamas. Não é muito, mas o pouco que temos já é o bastante para especularmos, não? E neste Gaiden ainda temos uma explicação de porque não vemos mais Berserkers: estariam todos selados no Santuário, incluindo aí suas armaduras.

 

As armas Bhuj e Jamadhar

 

Bom, acho que é isso pessoal. Não tem muito o que falar, mas foi um Gaiden legal, não acham? :)

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.