#4 - Conexão Mitologia: Vampiros

 

Começando uma Conexão Mitologia que to querendo fazer desde que foi lançado o primeiro capítulo do Gaiden do Aspros... vampiros! Vamos a eles, então ;)

 

Uma criatura, muitas lendas:

 

Basicamente, um vampiro é um monstro (imortal ou não) que sobrevive se alimentando da vitalidade humana, geralmente através do sangue. Histórias de vampiros remetem à pré-história, mas o termo "vampiro" só se tornou popular na Europa Ocidental durante a Idade Média. Existem muitas categorias de vampiros: os Vrykolakas na Grécia, os Strigoi na Romênia, os Upir na Croácia, entre muitos outros.  As características básicas antigas de um vampiro dizem que ele não pode pegar sol, possui poderes sobre-humanos, teme crucifixos e demais símbolos religiosos, além de ser envenenado por alho e não poder atravessar água corrente sem ajuda humana. Muitos aspectos da lenda foram modificados ao longo do tempo, mas todos aqui conhecem vampiros, certo? Então vamos logo para o que interessa!

 

Les Vampires, gravura francesa de 1820

 

Wymber de Morcego, protótipo de vampiro?

 

Todos sabem que vampiros são ligados a morcegos em diversas lendas, podendo até mesmo se transformar nesse animal. Wymber não é um espectro vampiro, de forma alguma. Ele é um morcego, e até age de forma parecida com um, usando sonar e bebendo sangue. Mas talvez Wymber fosse do mesmo esquadrão dos vampiros que virão. Ou talvez Shiori o tenha criado como um teste para seus futuros vampiros. De qualquer forma, vale como menção honrosa.

 

Wymber de Morcego

 

Raybound de Upir, o primeiro vampiro:

 

Na mitologia romena, os Upir são dragões vampíricos que devem morrer pelas próprias mãos (suicídio) a fim de despertar seus verdadeiros poderes. Ele assume formas humanas e controla mentes, brinca com as pessoas antes de devorá-las. A palavra "upir", porém, é uma variação de vampiro, usada em muitas lendas por toda a Europa, cada uma com suas próprias variações.

Podemos ver esses aspectos em Raybound: ele assume uma falsa aparência para enganar e manipular Chris. Quando se revela, afirma que o Upir é uma criatura com cabeça humana e corpo de morcego que se transforma em qualquer um para sugar o sangue de suas vítimas. Seu ataque é o Mar de Sangue, evidenciando a ligação entre vampiros e sangue.

 

Raybound de Upir

 

Airheart de Vampiro:

 

Airheart é o grande vilão desse Gaiden, e revela sua natureza vampiresca no penúltimo capítulo da história. Nas lendas mais antigas do mito vampírico, os vampiros eram apresentados como cadáveres animados possúidos por demônios. Eles não eram galantes e sedutores, mas bestas comedoras de homens. E podemos ver em Airheart esse aspecto: quando sua surplice aparece, ela tem um aspecto monstruoso, demoníaco. A própria essência das surplices lembra demônios, uma vez que elas são, basicamente, "espíritos possessores". Mas nesse caso, porém, faz ligação direta com as lendas de forma interessante e peculiar. Também podemos ver o quão vampírico Airheart é quando ele absorve a surplice de Cetus de forma muito parecida com um vampiro sugando sangue de sua vítima - o próprio Aspros chega a citar esse paralelo.

Também há dois detalhes curiosos: Airheart, como os vampiros de mitos antigos, "precisou" da ajuda de Úrsula para se locomover pelos mares. Coloquei entre aspas porque Airheart tinha um plano, e estava manipulando Úrsula o tempo todo, logo nunca precisou da ajuda dela de verdade, mas é interessante notar o cuidado com o qual Shiori escolheu fazer a relação vampiros e água corrente. O segundo detalhe é o surgimento da cruz: os crucifixos eram usados, na Idade Média, para repelir vampiros, mas aqui o próprio vampiro é quem usa um crucifixo no golpe Cruz Carmesim. No entanto, vale destacar a corruptela: a cruz de Airheart é feita de chamas demoníacas.

  

Airheart de Vampiro

 

Bom, pessoal, é isso aí. Espero que gostem ;)

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.