#8 - Conexão Mitologia: Banshee

Nesta nova Conexão Mitologia, tratarei do Mito de Banshee, da cultura Celta. Let's go!

 

Banshee mitológica:

 

Banshee são da família das fadas, porém são as mais sombrias delas. Quando alguém avistava uma Banshee, sabia imediatamente que seu fim estava próximo, e seus dias de vida restantes podiam ser contados pelos gritos da Banshee: cada grito era um dia, e se apenas um grito fosse emitido, a pessoza morreria ainda naquela noite. Era uma tradição irlandesa designar uma mulher para chorar a perda de uma vida, porém as Banshee só podiam chorar para as cinco maiores famílias nobres: O'Neills, O'Briens, O'Connors, O'Gradys e Klatte's, tendo uma fada responsável por cada família. Também é dito que essas fadas poderiam ser espíritos e mulheres já mortas. Acredita-se que tenham o dom da dança e do canto, e que sejam protegidas por espíritos: Espíritos da Vida (possuem o dom da visão) ou Espíritos da Maldição (que revela os segredos da morte e da má sorte, sendo essas as Banshee).

Em matéria de aparência, as Banshee sempre aparecem como mulheres usando mantos negros ou capas esvoaçantes. Elas também costumam aparecer como lavadeiras, lavando as roupas sujas de sangue daqueles que estão para morrer. Seu gemido é um som especialmente triste e melancólico que lembra o uivo do vento. Há ainda um último traço marcante: seus olhos, que se tornaram cor de fogo após tantos séculos chorando.

 

Banshee

 

Banshee em The Lost Canvas Gaiden:

 

A primeira coisa que vale o destaque é o aparecimento de Banshee em TLC Gaiden: É Balor do Olho Demoníaco, na época usando o corpo de Crúaich, quem a invoca. Ele não a cria, pois na página seguinte, enquanto surge em meio a seus gemidos, a própria Banshee afirma ter sido invocada. Provavelmente esta seria a Banshee da família de Crúaich, um nobre. Ela também prontamente afirma que sua invocação significa a morte de um guerreiro.

 

Balor invoca a Banshee

 

No capítulo seguinte, após uma discussão com Regulus, Failinis sai de perto do grupo, deixando o leonino e Connor, sua protegida, sozinhos. Em seguida, os dois ouvem um choro e, ao seguir o som do vento, que Regulus diz parecer um lamento, encontram uma mulher chorando enquanto lava roupas no rio. As roupas são de Failinis, com a barriga perfurada por sua própria espada, e a mulher é a Banshee, mostrando-se como lavadeira, tal qual na lenda. Suas lágrimas, para completar, são negras. Nos mangás, o sangue é retratado com coloração negra, então provavelmente ela estava chorando sangue, casando com a parte da lenda que diz que seus olhos "tornaram-se cor de fogo".

 

Shelley, a Banshee, lava as roupas sujas de sangue de Failinis

 

Para completar, este Gaiden faz muitas referências a espíritos. Na lenda, haviam os Espíritos da Maldição, que acompanhavam as Banshee, mas também os Espíritos da Vida, que acompanhavam pessoas com o dom da visão. Isso me lembrou imediatamente de Regulus nessa parte:

 

Regulus se torna capaz de ver o "início do mundo"

 

Regulus sempre foi um guerreiro com uma "visão" especial. Neste Gaiden ele aprende a ver fontes de poder (o que chegou a usar em Violate) e observa até mesmo o início do mundo, conforme os espíritos também faziam. Já Shelley, ele não consegue sentir (quando estava temporariamente cego), estranhando quando Connor diz ter visto uma mulher chorando. Seria Regulus, então, abençoado pelos Espíritos da Vida, enquanto Shelley era abençoada pelos Espíritos da Maldição.

 

Bom, é isso aí galera. Curtiram? Até a próxima :D

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.