#05 - Análise dos Gaiden: Kardia

Prosseguindo com as análises dos Gaiden, vamos análiser o Gaiden do Kardia, que pra mim só perde pro Gaiden do Manigold (*-*). Vamos lá!

 

Uma nova mitologia:

 

Vou começar logo falando do mais legal: mitologia asteca. Eu A-M-O mitologia asteca. E com este Gaiden, Shiori teve de estudar, hein. Mas ela se saiu bem. Tezcatlipoca, Quetzalcoatl, Nahuatl, Nahualpilli, os Guerreiros Jaguar. Vamos falar um pouco sobre isso:

 

  • Tezcatlipoca, o Jaguar Negro: deus dos jaguares, Tezcatlipoca era uma divindade solar que se sacrificou para salvar a Terra. Alguma coisa aconteceu, ele voltou à vida como um deus da morte e totalmente maligno. Em TLC Gaiden, ele surge como um jaguar humanóide de cosmo gigantesco e sombrio. Não tinha a perna esquerda, então criou uma de fumaça.
  • O Espelho Fumegante: É o espelo de Tezcatlipoca, e tinha grandes poderes. Com ele podia, por exemplo, ver o que acontecia em qualquer parte do mundo. Esse é o espelho que Wesda usa como um colar em seu pescoço.
  • Nahuatl: É a língua que os astecas falavam.
  • Guerreiros Jaguar: Nome real dos guerreiros de Tezcatlipoca, que eram uma espécie de polícia asteca.
  • Tlacotli: um escravo asteca.
  • Quetzalcoatl, a Serpente Emplumada: O grande herói da mitologia asteca e grande rival de Tezcatlipoca. Seu nome é a junção de Quetzal (Serpente, o espírito) e Coaltl (Pássaro, o corpo), assim ele é Quetzalcoatl, a serpente com asas.

 

Tezcatlipoca versus Quetzalcoatl.

 

Kardia, Sasha e as Maçãs:

 

O motivo de Kardia levar Sasha (que ele não sabia ser Athena) para uma viagem foi totalmente bobo, mas Kardia era o único que poderia levá-la numa jornada como aquela, que acabou por fazer a menina despertar como uma deusa. No final das contas, foi muito importante para Sasha ter ido com Kardia, e graças a isso salvaram o mundo no futuro. Veja bem, ela despertaria como deusa inevitavelmente, mas o que ela aprendeu com essa experiência foi único.

 

Já as maçãs... Ah, as maçãs! Kardia come uma o tempo todo por alusão a Milo, uma vez que o nome significa "Maçã" em grego.

 

Kardia comendo um... Milo! XD

 

O Festival do Ritual do Sol:

 

Também chamado de Citlali Ixca (Nahuatl), este ritual consista em sacrificar um coração para Tezcatlipoca, o que lhe daria poder. Mais ou menos como na mitologia mesmo. O coração de Kardia foi escolhido por seu calor (alusões a estrela Antares acontecem o tempo todo, aliás, sugerindo que seu calor ultrapassa o do sol assim como Kardia supera Wesda), gerado pelo sangue de Athena que corria em suas veias. Aqui vale destacar que a presa de obsidiana no coração de Kardia estava lentamente dando poderes a Tezcatlipoca, mas Wesda afirma categoricamente que só com o sacrifício o deus maligno retomaria sua força total. Como este sacrifício não aconteceu, em momento algum Tezcatlipoca esteve no seu auge.

 

Nota curiosa: um ritual asteca tradicional requeria seis sacerdotes: um segurava a cabeça, dois seguravam os braços, dois seguravam as pernas, e um arrancava o coração da vítima ainda viva. Em TLC, só há um sacerdote.

 

Wesda e Calvera:

 

Dois "humanos", ele era o Sacerdote do Sol de Tezcatlipoca, enquanto ela era uma Sacerdotiza de Quetzalcoatl. Wesda usava chamas para lutar e chegou a trajar a armadura do próprio Tezcatlipoca - imagino eu que em uma versão mais fraca, pois um humano estava usando, não uma divindade. Ao final do Gaiden, quando Calvera usou seus poderes, ficou totalmente branca, incluindo seus poderes. Ambos eram responsávels por julgar o avanço da humanidade, e se o Jaguar Negro iria destruí-la ou não.

 

É interessante notar que são um "casal": o homem, dito ser racional, deveria julgar a humanidade para que seu deus a destruísse, caso não passasse no teste. Já a mulher, dita ser emocional, tinha como missão salvar os humanos com o poder da Serpente Emplumada. Não é só um confronto de ideologias, mas também da razão contra a emoção. A "emoção" de Calvera sobrepujou a "razão" deturpada de Wesda, mas apenas depois que a "razão" e a "emoção" de Kardia e Sasha esmagaram sua vontade genocida.

 

Wesda e Calvera, o casal do destino.

 

Nahualpilli de Youaltepuztli:

 

Também chamado de "O homem que arranca peles", é um servo de Wesda com nome e armadura que remetem a Tezcatlipoca, comprovando que é realmente um Jaguar. É curioso que o amor de Athena é tão grande, que Nahualpilli, que não conhecia Sasha e vinha de uma cultura totalmente diferente, ao sentir o calor do amor da menina, volta-se contra Wesda e chega a se sacrificar para salvar Sasha.

 

Antares e o Sol:

 

Como sabem, Antares é o nome da técnica final de Kardia. É também a estrela principal da constelação de Escorpião, e brilha intensamente, daí o simbolismo dos golpes de calor de Kardia. Por outro lado, Wesda é o Sacerdote do Sol. Kardia afirma que Antares brilha mais que o sol, e não é mentira - seu raio é aproximadamente 800 vezes maior que o do sol! A batalha deles é pura simbologia: vencerá o calor do sol, que sustenta a vida, ou o brilho destruidor de Antares? Nesse caso, sabemos que a Antares de Kardia venceu, mas não deixa de ser uma ideologia interessante. Por causa de tudo isso, natural Wesda querer sacrificar o coraçãod e Kardia, porque representaria duas vitórias: física e psicológica.

 

"O coração do Escorpião é um rubi ardente, Antares! É diferente do sol, que queima de maneira selvagem!"

 

Krest e o Sangue de Athena:

 

No Interlúdio do Escorpião, conhecemos a história de Kardia: um menino com tempo de vida contada, decidi aproveitar sua vida ao máximo e morrer. Ele acaba topando com Krest, que lhe dá o sangue de Athena e salva sua vida. É a partir disso que Kardia começa a treinar para se tornar m Santo.

 

Pronto, essa é a história. Agora o que mais ela representa: primeiro, a ligação entre Escorpião e Aquário, que, ao que tudo indica, começou aqui, com Krest doando seu sangue para Kardia e o salvando. Também é possível ver como Kardia desenvolveu sua personalidade "suicida", ele sempre viveu trancado em um hospital, por isso queria aproveitar a vida e o mundo, mesmo que isso significasse morrer. Era um doente em estado terminal, mas não se importava. Para completar, vemos o momento exato em que Kardia decidi se tornar um Santo, quando Krest o pergunta se ele deseja queimar sua vida ao máximo e ele aceita. Foi naquele momento que o destino de Kardia foi selado.

 

Kardia decide aproveitar sua vida ao máximo.

 

Bom, por enquanto é isso. Acho que ficou bom, procurei destacar as coisas mais importantes. Não achei tanto simbolismo nesse Gaiden como no do Albafica, mas se por acaso deixei passar algo, me avisem por email ou facebook. See ya! :D

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.