#07 - Análise dos Gaiden: Manigold
Chegou a hora de analisar o Gaiden do representante do signo deste que vos fala: Manigold de Câncer, o melhor do melhor em ser canceriano. Vamos lá!
Nova mitologia? Não! Queremos Santos Negros:
Voltando um pouco ao Gaiden do Dégel, vimos que os Jewel usavam partes de armaduras negras, incluindo uma versão negra da armadura de Aquário para Krest. Todos se lembraram logo dos Santos Negros do Clássico, mas não houve explicação para o uso de tais armaduras. Isso é, até chegar no Gaiden do Manigold. Ainda que não tinha sido afirmado com todas as letras "Nós demos armaduras negras pra Garnet", o fato de termos visto Santos Negros no Gaiden logo após o do Dégel, já confirma tudo. E é sobre eles que começaremos.
Na era de LC, os Santos Negros são liderados por Avido de Altar Negro. O grupo ainda conta com Allegre de Baleia Negra, Rusé de Corvo Negro, Yudo de Cães de Caça Negro e Lemargos de Hércules Negro. O objetivo deles não é conseguir uma armadura de ouro, como no Clássico, mas sim reunir todas as riquezas do mundo e guerrear contra o Santuário. Engraçado como de uma forma ou de outra, os Santos Negros sempre perseguem ouro, não?
Surge Manigold de Câncer, e ele não tá nem aí:
A melhor coisa desse Gaiden, pelo menos pra mim, com certeza foi sua estrela, Manigold de Câncer. O único que até o presente momento não se envolveu com o que acontecia ao seu redor em sua própria história. Analisem bem: Albafica, Dégel, El Cid e Regulus receberam missões do santuário, mas acabaram se envolvendo demais com os acontecimentos por causa das outras pessoas (Luco de Dríade, Krest, os amigos de El Cid, Connor). Dohko estava retornando para o lugar de seu primeiro treinamento, e era extremamente pessoal para ele, enquanto Kardia só queria passear (pelo México, oi?) com Sasha, mas lutou para proteger a menina e Calvera (dona do bar) por acabar gostando delas.
Mas e o Manigold? Ele foi enviado para matar Avido por seu mestre, Sage, mas e aí? Sim, é só isso. Ele não se liga emocionalmente a ninguém, nem mesmo Gioca ou Albafica. Ele só estava cumprindo uma missão e dane-se o resto. Mesmo quando ele diz que irá vingar Gioca, o que ele fez? Nada. Ele não acerta Avido no final, apenas indica que o combate já acabou, e o Altar Negro se lança no Yomotsu por conta própria. Se houve um momento em que Manigold realmente manifestou seus sentimentos, foi quando Avido usou as almas como brinquedos, e isso foi imperdoável. Mas isso tem a ver com o passado de Manigold, não esse Gaiden em si. Isso combina muito com a personalidade de Manigold, esse sentimento de que pra ele é só uma missão - e mesmo que na verdade ele tenha se importado, jamais admitiria.
Avido desiste de lutar.
Participação Especial de Albafica de Peixes:
Ver um Santo voltar, mesmo tendo brilhado em seu próprio Gaiden foi o máximo, e só aconteceu nesse Gaiden. Sim, Shion, Sísifo, Kardia e Dégel apareceram em outros Gaiden, mas não lutaram como Albafica fez. Shiori não apenas trouxe o Pisciano, reforçando a dobradinha Câncer+Peixes do Clássico, como também o deu um combate físico vencido com dois golpes, mostrando toda a força do guerreiro Albafica, que não se limita apenas a suas rosas.
Albafica golpeando Rusé.
Avido e Rusé = Máscara da Morte e Afrodite?
Bom, o final de TLC deixa bem claro que os Golds reencarnariam. Então obviamente eles se tornaram os Golds do Clássico, por isso a mesma aparência, apesar de personalidades tão distintas. Mas muitos perceberam que Avido e Rusé são parecidos demais com Máscara da Morte e Afrodite. Talvez Shiori quisesse demonstrar o que Manigold e Albafica superaram ao derrotá-los, sendo eles tão parecidos com quem aqueles dois Santos se tornarão no futuro, não sei. Talvez apenas fazer um paralelo entre passado e futuro... Enfim, vamos ver as semelhanças:
Rusé e Afrodite:
- Ambos querem ser o homem mais belo do mundo, sem medir consequências para isso.
- Ligados a Peixe: Rusé foi derrotado por Albafica, Afrodite é o Santo de Peixes.
- Fisicamente parecidos (eu diria que Rusé se parece mais com Afrodite que Albafica).
- Atacam de forma parecida (rosas e penas).
- Ligados a poderes de vento: Rusé cria vento negro, enquanto Afrodite foi derrotado por um ataque de vento.
Avido e Máscara da Morte:
- Ambos cancerianos (se Avido é ligado ao Sekishiki, ele tem que ser de Câncer).
- Matavam humanos indefesos para ficar mais poderosos (no caso de Avido, mais rico também).
- Tinham troféus: Avido tinha sua mansão de almas, enquanto MdM colecionava rostos.
- Derrotados no Yomotsu.
- Atacados pelas almas daqueles que mataram, sem resultado.
Há semelhanças, e está bem claro o que representam na história, mas o porquê de sua inserção no Gaiden, só Shiori pode dizer...
Allegre de Baleia Negra, o Cristão:
Em uma história onde existem deuses pagãos, é difícil incluir um Deus Único (vide Supernatural, com seus deuses pagãos fracos e medíocres). Mas não se pode ignorar que existem religiões que independem de tais mitos, como o cristianismo. E assim surgiu Allegre de Baleia Negra, um padre capaz de usar vinho (que representa o sangue de Cristo) como uma forma de purificar almas perdidas e enviá-las ao Submundo. Uma ideia simples, mas eficaz.
Allegre, o "representante de deus".
A Máscara de Gioca:
Aquela Máscara, a mesma usada por Guilty no Clássico, é designada para ser usada por aquele que receber do Santuário a missão de vigiar e controlar os Santos Negros. Não se sabe mais nada sobre ela. Quando Gioca a coloca e desperta seus poderes misteriosos, ela acaba desmaiando, e desperta em seguida com Yudo derrotado. O que mais chama sua atenção, é que a armadura negra de Cães de Caça, agora se tornou inteiramente branca! O motivo de tal mudança ainda é desconhecido, mas aparentemente a máscara tem o poder de sugar a força vital das armaduras negras.
Mestre e Discípulo:
Manigold é discípulo de Sage, o Patriarca do Santuário. Combateram lado a lado contra Thanatos, o deus da morte. Já neste Gaiden conhecemos Avido, o discípulo de Hakurei que deveria tomar seu lugar, mas não o fez por ambição. Se de um lado vemos professor e aluno que se respeitam e se adimiram mutuamente, do outro vemos uma dupla que se separou. E se no final do combate contra Thanatos vemos Manigold e Sage um ao lado do outro, unidos, no fim deste Gaiden vemos o exato oposto: Hakurei e Avido em lados opostos, um contra o outro. Isso representa o que Manigold poderia ter se tornado se não fosse por Sage. E é o que Máscara da Morte se torna no futuro. Tudo mostrado de forma muito poética no começo do último capítulo.
Avido vai ao Santuário:
Com o poder de Athena pairando sobre o Santuário, existe a impossibilidade de teleportes acontecerem dentro da área do Santuário. Nem mesmo os Santos ou Athena podem se teleportar. É uma regra nunca antes quebrada. Muitas pessoas acreditam que Avido quebrou essa regra, ao surgir no Templo do Patriarca, mas isso não é verdade. O que aconteceu foi: Avido usou o Sekishiki para enviar sua alma para onde estavam Hakurei, Sasha e Sage. Seu corpo físico não estava lá, de forma que regra alguma foi quebrada. Nada nunca foi dito sobre almas viajando pelo Santuário, então a interpretações podem surgir a partir daí. Mas não, a regra não foi quebrada.
Avido vai ao Santuário em espírito.
Bom, é isso aí. Não me lembro de mais nada a ser ressaltado, acho que disse tudo de relevante sobre esse Gaiden. Só que praticamente não teve nenhuma foto do Mani, e ele apareceu de costas na foto usada anteriormente. Então vou finalizar com uma foto dele HEUHEUEHE Aí: