#08 - Análise dos Gaiden: El Cid

Chegou a hora de falar do Gaiden que eu menos gostei e o último Gaiden semanal... El Diablo! Digo, El Cid!

 

A volta dos que não foram:

 

Eu devo confessar que como um entusiasta de mitologias, estranhei o fato de que neste Gaiden surge Phobetor, uma vez que este é o nome romano de Ikelus, a quem El Cid enfrentou e derrotou em TLC. Fica claro aqui, no entanto, que são deuses dos sonhos diferentes, neste Gaiden. O interessante foi a ligação com a obra original, e como Cidão está sempre enfrentando deuses dos sonhos. Podemos então notar de onde saiu seu conhecimento sobre estas divindades e porque ele foi enviado para enfrentá-las. Mas não há muito o que falar aqui, Phobetor foi um vilão bem genérico: apareceu querendo destruir uma cidade e foi derrotado por dois golpes. É mais como curiosidade, mesmo...

 

Phobetor

 

Surge Lacaille:

 

Lacaille é discípulo de El Cid e um dos Santos de Prata que vai até a Itália ajudá-lo a lutar contra os deuses dos sonhos e são assassinados por Oneiros. Aqui ele surge como o Pefkonagem da história, acompanhando El Cid. Mas de quebra ainda ficamos sabendo do passado dele, o que é interessante. Aqui descobrimos que ele é filho de um forjador de espadas, e ser um forjador é seu sonho. Ele acaba treinando com quem? Um homem que quer ser uma espada. Ao ajudá-lo em seu crescimento durante o combate contra Oneiros, infelizmente morrendo no processo, Lacaille se torna o forjador que El Cid precisava - além de todos os outros que o ajudam no processo, claro.

 

O pai de Lacaille, inclusive, diz que as espadas refletem o forjador: se a espada é ruim, o forjador também é, claro. E o alerta para que não seja um forjador que faz espadas que se rompem com facilidade. E é isso que Lacaille, juntamente com seus amigos de treinamento, faz: forja uma espada perfeita, o próprio El Cid. É quando ele vê a morte das pessoas que deveria proteger que ele se torna uma espada perfeita. É um belo simbolismo, aliás.

 

O pai de Lacaille

 

Catalania, a Cidade da Miragem:

 

Catalania é cidade a atualmente chamada Catalonia ou Catalunha. Segundo a teoria, seu nome deriva da palavra Gothia, ou Terra dos Godos. Diacronicamente falando, a evolução proposta por linguistas e historiadores é: Gothia > Gothland > Gothlandia > Gothalandia > Catalunha. Já outra teoria diz que Catalunha significa Terra dos Castelos, e a palavra deriva de castelão, o dono do castelo. Também há teorias que dizem que a palavra deriva do celta e de tribos ibéricas. De qualquer forma, em todas as teorias há, de uma forma ou outra, a presença romana, o que é interessante quando pensamos que mesmo tendo o nome de Catalania, um nome espanhol, a cidade representada em TLC possui uma arquitetura greco-romana.

 

Eu não encontrei lendas a respeito da criação da cidade ou coisa do tipo, além do fato de ser uma famosa cidade espanhola com forte presença greco-romana desde períodos antes de sua fundação. De qualquer forma, fica como curiosidade.

 

Zanouki:

 

Zanouki é uma espada que Ferser com o poder de Fobetor, e tem a capacidade de cortar através das dimensões. Com isso ele pode, por exemplo, cortar o corpo de El Cid sem cortar sua armadura, um poder terrível. O mais interessante dessa espada, é como ela se assemelha a outra espada do universo CDZ: a Aster Blade de Crios, um dis titãs que surge em Episode G. Ela tem o mesmo poder, de cortar através das dimensões. E ele enfrenta justamente quem? Shura de Capircórnio. Como não dá ponto sem nó, Shiori-sensei a todo momento cria situações que dialogam, através de referências, com os demais mangás da franquia. Reforçando o aspecto místico do destino, e o papel que desempenha na vida daqueles que lutam pelos deuses, El Cid enfrenta um deus e uma espada que corta dimensões, para no futuro, quando reencarnar como Shura, derrotar um titã com uma espada semelhante. É quase como se ele estivesse se preparando para um combate mais ferrenho no futuro.

 

Ferser com Zanouki

 

O passado de Excalibur:

 

Certo, eu disse que achei esse Gaiden fraco, mas o fato de conhecermos o passado de El Cid foi bem interessante. Principalmente por vermos o motivo que o levou a querer se tornar apenas uma espada, o soldado perfeito que não sente medo ou dor, tem em mente apenas o objetivo final: a vitória de seu general. Ou, no cas, sua deusa. Vimos que sua fraqueza custou a espada de Ferser, que ficou impossibilitado de usar suas mãos para duelar por causa de suas queimaduras. Fraqueza essa que ele usa, provavelmente, como forma de se punir pela morte de Mine. Como ela mesma diz, ele era o aspirante a Santo. Se o que ela quis dizer é que ele deveria se salvar, é fácil entender por outro lado: ele deveria ser forte para proteger aqueles que ama. Cidão, El Matador de Dioses que surge no futuro comprova isso.

 

Ferser salva El Cid e Mine

 

Bom, acho que essa será a menor análise, mas eu realmente não sei mais o que falar. Sinto que já falei todos os simbolismos do Gaiden... enfim, quem tiver alguma coisa a acrescentar, me manda por facebook que eu incluo aqui com os devidos créditos. Eu realmente não sei mais o que escrever, então vou encerrar por aqui. See ya!

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.