#06 - Análise dos Gaiden: Dégel

Continuando as análises dos Gaiden, dessa vez com o Gaiden do personagem favorito da maioria das meninas que gostam de Shoujo: Dégel de Aquário. Eu não sou grande fã do personagem, e achei que o Gaiden começou bem, mas terminou meio fail. Bom, vamos a análise em si e não minha opinião :D

 

Uma nova mitologia: Vouivre

 

Vouivre, na mitologia Gaulesa (ou seja, francesa), é uma criatura semelhante a um Wyvern, e consegue se transformar em uma linda mulher nua portando uma granada (a pedra preciosa que dá nome à Garnet). Essa criatura possui um corpo de serpente e asas e cabeça de dragão. É curioso quando pensamos em Garnet: apesar de ser forte (como um dragão), prefere ser ardilosa (como uma serpente). Sua força era visível por sua imponência, não por seus atos, mas qualquer um pode perceber que não era uma simples mulher. Mesmo assim preferia seduzir suas vítimas e abocanhá-las. Seu comportamento remete em muito ao mito de Vouivre, creio eu.

 

Vouivre no escudo atrás de Garnet.

 

Samson of Dol

 

Agora você deve estar se perguntando: Quem é esse? Do que o Danilo tá falando? Esse porra ficou doido? Calma que eu explico... Samson of Dol foi uma figura cristã que descreveu um encontro com uma Vouivre de forma muito curiosa: ele foi se encontrar com Santo Suliao, que o convidou a ficar para o jantar. Um dos padres, preocupado com a escassez de alimentos, roubou e escondeu um pão entre suas roupas. Imediatamente, começou a convulsionar, e Suliao, com ajuda dos demais padres (imagino que Samson of Dol também) não apenas descobriram seu feito, como também uma Vouivre que manifestara-se no corpo do padre. Para salvá-lo, exorcizaram o dragão.

 

Ao ler esta história, me lembrei dessa cena aqui:

 

Krest saindo do "casulo".

 

Explico: sabemos que essa imagem é Krest usando o Misopethamenos, óbvio. Mas o que ela representa, quando avaliamos a história narrada por Samson of Dol? Pecado. O padre cometeu um crime ao roubar um pão e foi dominado por uma Vouivre. Krest cometeu um crime ao trair Athena e, da mesma forma, foi dominado por Garnet. Além disso, o padre foi salvo com um exorcismo, da mesma forma que Dégel salvou Krest tanto com seus punhos quanto com suas palavras. O Santo de Aquário disse o que pensava dos atos de Krest e Garnet, mas foi seu poder que determinou a vitória do seu modo de pensar.

 

Os Magos do Gelo:

 

Além de todas as questões propostas nesse Gaiden, ele é, acima de tudo, sobre Dégel e Krest. Tudo começa com uma carta: Dégel é convidado por seu mestre a ir às armas. Sim, Dégel não sabia, mas foi essa a intenção desde o começo. A luta final entre os dois, um combate entre seus poderes e suas ideologias, remete diretamente ao combate entre Kamus e Hyoga, tido como muitos como a melhor luta da série Clássica (incluindo aí Shiori, segundo a própria gordinha em entrevistas). Seria Krest o Hyoga-past? Muitos consideram Unity como Hyoga-past, mas sempre pensei em Unity como o Alexei-past. Levando em consideração a personalidade sábia e séria de Hyoga, faz mais sentido vê-lo como Krest. Enfim, pura especulação minha.

 

Pode ler mais sobre minha opinião nessa análise: #2 - A Promessa de Unity e Dégel

 

Os óculos de Fluorite:

 

Okay, eu sei que os óculos eram do pai dela, não da menina em si. Esse é apenas um detalhe bobo e simples, mas que, até onde eu vi, todos adoraram, por isso decidi incluir aqui: o par de óculos que Flurite dá para Dégel é o mesmo que ele usa, anos depois, quando conversa com Tenma. Demais, não? :D

 

Fluorite entrega a Dégel os óculos de seu pai.

 

O Preço da Imortalidade:

 

Em uma história que envolve deuses mitológicos, imortalidade é um assunto casual. Deve haver literalmente centenas de frases sobre a imortalidade dos deuses e a vida efêmera dos humanos nas obras de CDZ (e aí incluo CDZ, TLC, EG, ND, SSO...). Mas nunca a imortalidade foi tratada dessa forma específica, com uma vilã que sugava a vida alheia para se manter sempre jovem. Engraçado como do seu próprio jeito, ela quer escravizar e destruir a humanidade: Hades com seu alinhamento de planetas, Poseidon com suas ondas, Alone com seu Lost Canvas e Cronos regredindo o tempo. Todos, de alguma forma, iriam destruir a humanidade. E todos também queriam recriá-la (ou controlá-la) à sua imagem e semelhança. Garnet se alimentaria dos seres humanos por toda a humanidade, até que não houvesse mais humanidade. Uma vilã mais do mesmo em CDZ, mas ao mesmo tempo tão diferente na execução de seus propósitos.

 

Krest, Possível Primeiro Aquariano:

 

Segundo o Hipermito, o primeiro combate no qual as armaduras foram usadas,foi quando Athena e Poseidon se enfrentaram pela primeira vez. Aliás, Poseidon manda forjar armaduras com um metal encontrado dentro de um meteoro (Ômega, oi?), e ao ver o poder dos guerreiros marinas aumentar consideravelmente, Athena manda forjar armaduras próprias para seus Santos. Logo após isso houve o combate mais ferrenho de todos: Athena e seus Santos versus Ares e seus Berserkers (guerra essa que todos anseiam ver, de preferência pelas mãos capazes de Shiori-sama). Só após isso houve a primeira Guerra Santa contra Hades, o maior opositor de Athena.

 

Agora veja essa imagem:

 

Poseidon, Ares e Hades.

 

Krest vivenciou guerras contra três deuses. Não necessariamente lutando, mas também dando apoio ao Santuário, segundo Sage durante o Gaiden. Krest disse apenas "Eu vivi mais de cinco séculos", então uma idade superior a 500 anos, pode ser 600, 700, 800... E ele citou apenas seu tempo de vida durante as guerras. Segundo o Hipermito, também, os combates entre Athena e Poseidon, Ares e Hades, se sucederam quase que uma atrás da outra. Não podemos afirmar que foi o número de anos habitual, 250 anos entre cada guerra, mas mesmo assim vamos usar esse valor:

 

250 anos x 3 deuses = 750 anos.

 

Como o próprio Krest afirma na imagem acima, "quando as feridas estavam cicatrizando, um novo invasor aparecia". Se no período de 750 anos ele vivenciou três Guerras Santas, contra três deuses diferentes, e o tempo continuou passando, claro, mas com apenas guerras contra Hades (pelo menos uma antes de TLC é certeza, mas antes disso, quantas?), e sabemos que só houve um confronto contra Ares e dois contra Poseidon, sendo o segundo a batalha do Clássico, mais o fato de que Poseidon e Ares enfrentaram Athena no fim da Era da Mitologia e começo da Era das Guerras Santas, então há uma possibilidade de Krest ser o primeiro Santo de Aquário. Mas isso é só teoria :P

 

Bom, é isso. Não vejo muita coisa simbólica relevante a ser comentada sobre esse Gaiden além dos pontos ditos. Os Jewels de Garnet, por exemplo, são tão dispensáveis que nem acho que vale a pena comentar. Até a próxima :)

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.