#17 - Conexão Mitologia: Sagitário

 

Prosseguindo com a Conexão Mitologia, hoje falarei do mito de Sísifo e do mito de Sagitário usados em THE LOST CANVAS. Vamos lá!

 

Sísifo:

 

Na mitologia grega, Sísifo foi filho do rei Éolo, e era considerado o humano mais esperto de todos. Mestre da malícia, Sísifo ficou conhecido como um dos maiores defensores dos deuses, mas, como nem tudo são flores, em certa passagem mitológica Sísifo raptou Égina, filha de Asopo, e trocou o paradeiro da moça por uma fonte de água chamada Pirene (sim, isso aí). Isso deixou Zeus tão furioso, que o deus enviou Tânatos, deus da morte, pra dar cabo de Sísifo. Porém Sísifo conseguiu enganar Tânatos e, assim, continuou vivendo. Isso atraiu a ira de outros deuses, como Hades e Ares. Então Hades mandou Tânatos novamente matar Sísifo, e o que aconteceu? Sísifo enganou a morte de novo, dessa vez morrendo e enganando Hades para escapar do inferno! Claro que, em resumo, Sísifo morreu depois, e já no inferno foi obrigado a carregar uma enorme pedra de mármore morro acima. Quando chegava no topo, a pedra rolava para baixo e ele recomeçava tudo de novo.

 

Sísifo carregando sua pedra de mármore

 

Quíron:

 

Na mitologia, Quíron foi o primeiro centauro, sendo considerado superior aos seus irmãos por sua inteligência. Era filho de Cronos com a ninfa Filira, porém foi adotado por Apolo, que lhe ensinou todas as suas artes - medicina, pintura, poesia, ética, etc. Vale destacar que Quíron foi um grande tutor na mitologia grega, tendo treinado heróis como Hércules, Jasão, Ajax, entre outros. Quíron é, aliás, a constelação de Sagitário.

 

Quíron. A imagem parece familiar?

 

Antes de tudo, Aiolos:

 

Sim, antes de falar de Sísifo, vamos falar um pouco de Aiolos. A escolha do nome Sísifo não foi por acaso: o nome Aiolos é uma variação de Éolo (pai de Sísifo na mitologia, lembram? Da mesma forma que Aiolos é a base para a criação de Sísifo no mangá), que singifica "Vento Forte". Não é à toa que Sísifo use golpes de vento, ou que seu nome seja esse. É uma referência direta à mitologia, mas também a Aiolos. Bom eu acredito que os personagens de TLC reencarnaram como os personagens do Clássico (isso fica bem claro no final, pra mim), então taí uma forte conexão entre Sísifo e Aiolos.

 

Aiolos

 

Sísifo de Sagitário:

 

As duas conexões de Sísifo com a mitologia, tanto o próprio Sísifo quanto Quíron, estão muito claras, mas óbvio que meu dever é destacá-las aqui.

 

Com Sísifo: Sísifo de Sagitário morreu ao ter seu coração arrancado por Pharaoh de Esfinge. Ele entregou seu coração em uma armadilha e morreu. Mas não parou por aí: enganando a morte pela primeira vez, Sísifo derrota Pharaoh e ajuda na Exclamação de Athena. Sim, eu não considero que ele retornou duas vezes da morte aqui, mas sim que uma coisa aconteceu em decorrência da outra - já que ele só morreu após derrotar Pharaoh; mas se morreu, foi por causa desse grave ferimento, perder o coração e tal. A segunda vinda de Sísifo acontece diante de Hades, quando ele e os demais Golds voltam da morte. Apesar de todos terem retornado, repararam quem os liderava? Sim, ele mesmo: Sísifo. E não nos esqueçamos que quando o Sísifo mitológico enganou Hades, foi para escapar do inferno ;)

 

Também podemos encontrar neste Sísifo sua pedra de mármore: o fardo que ele carrega não é físico, mas moral, o pesar de ter começado a Guerra Santa. Sísifo se culpou por isso ao longo do mangá, e isso chega a ser usado contra ele pelos deuses dos sonhos.

 

Sísifo derrota Pharaoh

 

Com Quíron: além do óbvio, a constelação de Sagitário, eu fiz questão de destacar que Quíron era conhecido por ser um treinador de heróis. Isso porque, analisando um pouco melhor Sísifo, quem ele treinou? Yato, Regulus, e mais tantos outros cavaleiros de Prata e Bronze que não tiveram tanta importância assim. Mas são todos heróis! Todos lutaram na Guerra Santa para defender a humanidade. Se Regulus se destacou mais por seu poder ofensivo; e Yato se destacou mais por ter ajudado Tenma ao longo da guerra, os demais têm sua importância apenas por terem se lançado à luta. Então essa é uma forte conexão entre Sísifo e Quíron.

 

Também vale destacar que Quíron concordou em morrer em nome de outro imortal: Prometeu. Da mesma forma, Sísifo concorda em morrer por sua deusa Athena com um sorriso no rosto, tamanho é seu senso de dever.

 

Bom, é isso. A Conexão Mitologia: Sagitário é, provavelmente, a que mais gosto, mas outras muito interessantes virão. Na próxima: o mito de Garuda! Até lá :D

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.