#6 - Conexão Mitologia: Escorpião e Órion

Essa é mais uma Conexão Mitologia que NÃO falará de THE LOST CANVAS, o que parece uma expansão natural do tema. Aqui, falarei de Escorpião e Órion, visto em SAINTIA SHÔ e SAINT SEIYA ÔMEGA. Vamo que vamo!

 

Escorpião e Órion na mitologia:

 

Órion era um gigante caçador a serviço de Artemis, por quem se apaixonara. É dito que eles quase se casaram, o que causou a ira de um ciumento Apollo. Um dia, enquanto Órion fugia de um escorpião que Gaia enviara para matá-lo, Apollo aproveitou a distração do caçador para feri-lo mortalmente com uma flecha certeira. Foi Artemis quem, percebendo o erro feito pelos deuses, intercede junto a Zeus para que Órion seja colocado entre as estrelas, e o deus soberano o atendeu: a constelação de Órion, junto à constelação de Sirius, seu fiel cão, fugindo eternamente da constelação de Escorpião.

 

Esta é uma das versões do mito de Órion, porém todas envolvem o Escorpião. Essa lenda surgiu, inclusive, porque quando a constelação de Escorpião surge no ocidente, a de Órion se esconde no oriente.

 

A constelação de Órion

 

Escorpião e Órion em Saintia Shô:

 

Rigel de Órion é um cavaleiro de prata já falecido cujo poder rivaliza com o de um cavaleiro de ouro. Ele foi ressuscitado por Éris, e acabou vendo que ela estava habitando o corpo de sua colega de treinamento, Kyoko, a quem decide proteger com todas as suas forças. Em seu caminho, querendo destruir Eris (e Kyoko por consequência), estava o cavaleiro de ouro Milo de Escorpião.

 

Podemos ver em Saintia Shô todos os elementos clássicos do combate mitológico: primeiro, há o interesse por uma donzela, uma vez que Rigel era claramente apaixonado por Kyoko - da mesma forma que Órion por Artemis; também há o escorpião enviado por um deus: Milo de Escorpião foi enviado pelo Santuário, pensando estar seguindo os ideias de Athena (Saga enganava a todos na época), assim como Gaia (Apollo em algumas versões) mandara um escorpião gigante matar Órion; Além disso, há fortes associações com o sol (símbolo máximo de Apollo) se pensarmos bem: a armadura dourada, a constelação de Escorpião, que possui uma estrela mais brilhante que o sol...

 

Milo versus Rigel

 

(Vale destacar que Rigel é o nome da estrela mais brilhante da constelação de Órion)

 

Escorpião e Órion em Ômega:

 

Em Saint Seiya Ômega tivemos um cavaleiro de Órion, Eden, e uma amazona de Escorpião, Sonia. A dinâmica deles é um pouco diferente, mas ainda faz referência à mitologia: meio-irmãos, são ambos filhos de Mars, porém é Eden quem foi elheito o príncipe herdeiro de seu pai, enquanto Sonia foi relegada a segundo lugar. Ela claramente sentia-se uma rival do irmão, constantemente tentando se provar melhor do que Eden aos olhos do pai. Não é uma luta física, porém um embate moral e intelectual, que não deixa de fazer referência a este combate mitológico.

 

A diferença, aqui, é que enquanto na mitologia o escorpião leva vantagem em um combate sem fim, e em Saintia Shô o Escorpião demonstrou ser superior em um combate que não terminou; em Ômega a vitória com certeza vai para Órion: é ele o eleito do pai, o único filho que sobreviveu e alcançou poderes que sua irmã sequer sonhava possuir. É como se dissesse que, enfim, Órion derrotou o escorpião e viveu feliz.

 

Sonia versus Eden

 

Bom, é isso aí, galera. Espero que tenham gostado. Bye! :P

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.